IDRISI Selva - Funcionalidades
 

Funcionalidades

 

  O TerrSet é um sofisticado software de Processamento de Imagens e SIG que inclui mais de 300 módulos de análise e visualização da informação espacial.

 

 

Earth Trends Modeler - ETM - Modelagem de Tendência Temporal

 

  A modelagem “Earth Trends” (ETM) foi desenvolvida especificamente para a observação e análise de séries temporais sobre imagens. Inclui um “suite” dedicado à extração de tendencias de parâmetros de variabilidade dos dados obtidos. Uma ferramenta valiosa para os pesquisadores que dedicam-se ao estudo de mudanças climáticas e ecossistemas dinâmicos. Saiba mais sobre o ETM.

 

 

 

Land Change Modeler - LCM - Modelagem de Detecção de Mudanças

 

  O módulo LCM foi o primeiro aplicativo de estrutura vertical desenvolvido pela Clark Labs e que destina-se a projetos de sustentabilidade ambiental. O LCM fornece uma interface intuitiva, organizada sequencialmente, que abrange funções associadas à análise de mudanças, previsão e modelagem de variáveis relativas às transições do ambiente e habitat. Saiba mais sobre o LCM.


 

 

Classificação por Segmentação de Imagens

 

  O TerrSet Selva fornece módulos para a classificação de imagem a partir de segmentação. A segmentação é um processo pelo qual os pixeis são agrupados por compartilharem de uma similaridade espectral homogênea. Sobre todas as bandas de entrada, uma janela se desloca e avalia a similaridade e os segmentos são definidos de acordo com um valor inicial de semelhança . Quanto menor for o limiar, mais homogênea serão os segmentos. Um limiar maior irá provocar um resultado com segmentos mais generalizados.

 

   

 

 

RUSLE

 

  A erosão do solo é um dos principais problemas que enfrentamos atualmente. Sem dúvida o desenvolvimento da Equação Universal de Perda de Solo (USLE) foi um grande avanço na modelagem de solo degradado. Mais recentemente, a versão revisada da USLE ou RUSLE, foi desenvolvida pelo Departamento Norte Americano de Agricultura que usa o RUSLE como base na medição da perda anual de solo através erosão das encostas e vales. Sua larga utilização é reflexo da pequena quantidade de dados demandada na análise, aliado a sua precisão em estimar a média ao longo prazo da erosão em campos relativamente homogêneos. Em várias partes do mundo o advento de DEM (modelo digital de elevação) generalizados, melhorados e mais baratos, executado através de softwares que processam técnicas fotogramétricas e sinais de radar SAR, juntamente com cobertura precisa dos terrenos mapeados usando o sensoreamento remoto, oferece grande melhorias na definição exata da erosão. Nos locais onde existem dados confiáveis para as variáveis RUSLE, o módulo permite grande precisão e consistência nas imagens geradas em relação aos outro métodos.

 

 

  Muitos módulos exclusivos foram desenvolvidos dentro do TerrSet para uso com o RUSLE. Por exemplo, a ferramenta SPLOPELENGTH que é capaz de calcular as inclinações internas das regiões (declividades), SEGMENT que produz imagens homogêneas de segmentos inclinados (em orientação e inclinação) e GENERALIZATION uma ferramenta eficaz na criação de rotinas ge0rais de imagens.

 

 

GEOMOD

 

  Construído e desenvolvido sobre o módulo CA_MARKOV para projeção de mudanças na cobertura do terreno, o TerrSet agora inclui a primeira versão para Windows do GEOMOD que é um módulo de simulação e previsão das mudanças do terreno . Desenvolvido pela New York-Syracuse University , GEOMOD tem sido aplicado ao redor do mundo em vários estudos sobre políticas de modelagem de mudança no uso do solo. GEOMOD tem a capacidade de prever as localidades onde os solo irá mudar de categoria, como por exemplo de áreas florestais para não florestais (desmatadas). GEOMOD tem sido a escolha mais adequada para análises de eficiência em projetos de conservação ambiental que estão sendo implementados em concordância com as regras internacionais sobre mudança de clima. A combinação do GEOMOD com os módulos do TerrSet como o ROC e o VALIDATE permite aos seus usurários a mensuração e criação de cenários sobre as mudanças no uso do solo. GEOMOD é uma ferramenta importante para modelagem das mudanças nas coberturas dos terrenos e sua implementação representa um importante avanço na cooperação inter-institucional.

 

 

 

VALIDATE

 

  É uma ferramenta de comparação de mapas desenhada com o propósito de validação de modelos de projeção. Na última versão, VALIDATE foi introduzido com uma análise detalhada da realidade física de acordo com o grau para o qual é atribuído diante da especificação de quantidade, locação ou mudança.


  Com a nova versão, a análise considera também a escala. Um modelo que tem uma performance não satisfatória com uma determinada resolução em pixel individuais, pode mostrar um rendimento melhor em uma escala diferente. Esta novidade é importante para a operação de processos com escalas e na adequação dos modelos.

 

 

 

SPLUS

 

  SPLUS utiliza os dados de duas formas. Na primeira forma, o TerrSet oferece completa capacidade de importação/exportação de imagens e valores em arquivos de dados para o SPLUS. Entretanto, o próprio SPLUS pode criar sua biblioteca de dados e trabalhar com eles internamente. Em outra etapa, serão fornecidas informações detalhas sobre como controlar o TerrSet do SPLUS usando a interface TerrSet COM.

 

 

 

RUNOFF

 

  Na versão anterior, o software assumia que as superfícies recebiam as mesmas quantidades de precipitação e tinham também a mesmas características de permeabilidade. Na nova versão, é possível especificar padrões regionais de precipitação e permeabilidade das superfícies.

 

 

 

Suporte a novos fomatos de dados

 

  Desde a última versão completa, a Clark Labs desenvolveu uma série de novos procedimentos de importação e exportação. Alguns destes procedimentos foram disponibilizados em um módulo adicional na última primavera, assim como o suporte para o ERDAS Imagine IMG files e o suporte total para HDF. O leitor HDF é uma adição maior, permitindo a absorção completa do material ASTER e MODIS, por exemplo. A nova versão apresenta a revisão do suporte GEOTIFF para incluir os não-simples(mas freqüentemente usados) formatos de 16 e 32 bits. Outra rotina nova de importação adicionada desde a última versão completa inclui um suporte para imagens ERMAPPER e o satélite argentino SAC-C.