Land Change Modeler para ArcGIS (10.2 SP2 ou superior)

 

  A Clark Labs, com apoio do Andes Center for Biodiversity Conservation of Conservation International, têm engajado nos últimos anos seus esforços no desenvolvimento de um aplicativo capaz de integrar recursos dinâmicos para a modelagem de cenários direcionados à variação do ambiente e da biodiversidade. Esse objetivo foi alcançado em 2006 quando, na atualização Idrisi Andes, foi apresentado o módulo LCM (Land Change Modeler), que agora também pode ser incorporado, como módulo adicional, ao software ArcGIS.

 

  O módulo LCM é o primeiro aplicativo de estrutura vertical desenvolvido pela Clark Labs e destina-se a projetos de sustentabilidade ambiental. O LCM fornece uma interface intuitiva, organizada sequencialmente, que abrange funções associadas à análise de mudanças, previsão e modelagem de variáveis relativas às transições do ambiente e habitat.

 

 

Com o módulo Land Change Modeler você pode:

 

  Efetuar análise de detecção de mudanças a partir de mapas de uso e cobertura de solo gerados em diferentes datas. Obtenção instantânea de gráficos de ganhos e perdas para cada classe, contribuição de cada classe para a rede de mudanças e transição de mudanças por classe.

 

 

 

  Ampliar as aplicações relativas ao sensoriamento remoto de imagens através de um inovador conjunto de técnicas de processamento, que incluem o aperfeiçoamento dos algoritmos de classificação, tais como por redes neurais e por análise de árvore de decisão.

 

 

 

  Geração de sub-modelos que caracterizem o potencial das variáveis envolvidas nas mudanças (variáveis estáticas e dinâmicas); funções de previsão de crescimento usando o modelo da corrente de Markov e por matriz de probabilidade de transição; dispositivos capazes de estimar implicações relacionadas ao ambiente e à biodiversidade.

 

 

 

  Tomada de decisão. Geração de relatórios e parâmetros auxiliares na tomada de decisão que permitam planejar intervenções para manutenção da sustentabilidade ecológica;